Home > Colunistas > Manoel Fonseca: Salve Presidenta Gleisi Hoffmann!

Manoel Fonseca: Salve Presidenta Gleisi Hoffmann!

Gostei da eleição da Presidenta Gleisi do PT por vários motivos.
1- É a primeira mulher eleita Presidenta do PT, rompendo uma tradição, um tanto quanto machista disfarçada, de eleição de Presidentes homens.
2 – Não é ou não mora em São Paulo, tambem rompendo com a tradição hegemonica do PT centrado em São Paulo. É provavel que a sede do PT de Brasilia assuma maior importância geopolitica, visto que Gleisi é Senadora e tem que estar presente no Senado.
3 – Gleisi, junto com Lindberg, foram uns guerreiros na luta contra o golpe e em nenhum momento abandonou a Presidenta Dilma, defendendo com garra o mandato de nossa Presidenta.
4 – Não é uma parlamentar exclusiva do parlamento. Está sempre nas ruas, sempre ao lado de Lindberg, nas lutas sociais, inclusive junto ao MST;
5 – Tem qualidades excepcionais de argumentação, sendo muito firme em suas posições no Congresso, sem agressividade, mas jamais abrindo mão do enfrentamento diário na tribuna parlamentar. A frase do Chê é uma expressão de sua conduta: “hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamais”. Por isto é muito respeitada e ninguem faz onda com ela, pois não leva desaforo para casa.
6 – Expressa uma renovação da direção partidária, superando o burocratismo, o acomodamento e o conchavismo da direção atual paulista.
7 – Está em sintonia com o espirito da esperança, os novos ventos que exigem um partido vivo e renovado, em contato com o povo e os movimentos sociais.
Esta vitória de Gleisi se deve um pouco, sem dúvida, à ousadia de seu adversário eleitoral, Lindberg Farias, que incendiou as bases do partido, exigindo que o partido se voltasse para os movimentos sociais, que lutasse com mais determinação contra o golpe, em defesa do mandato da Presidenta Dilma, por Diretas Já e por um programa minimo de governo que aprofundasse as reformas e os direitos sociais, que tachasse as grandes fortunas, que enfrentasse o monopolio midiático, entre outros temas. Só Gleisi, sua companheira de muitas lutas, seria capaz de vencê-lo, pois se escolhessem um burocrata de São Paulo, Lindberg sairia facilmente vitorioso, pois obteve 39% dos votos, disputando com Gleisi, apoiada por Lula e a corrente majoritária do PT.
Mas o mérito maior da vitória cabe à Gleisi, por sua postura aguerrida, por seu forte compromisso social e sua visão estratégica. O PT tem uma rara oportunidade de se reencontrar com suas origens, suas bases e os movimentos sociais!
Salve Gleisi Hoffmann, 1ª Presidenta do Partido dos Trabalhadores!
Fortaleza, 04/06/2017

Manoel Fonseca é Membto do Coletivo “Médicos pela Democracia”

Manoel Dias da Fonsêca Neto
Médico sanitarista, escritor, ex-secretário da saúde de Fortaleza e um dos coordenadores do Movimento Médico pela Democracia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *