Home > Notícias > Covid-19: Governo Federal reconhece estado de calamidade pública no Ceará pela segunda vez

Covid-19: Governo Federal reconhece estado de calamidade pública no Ceará pela segunda vez

Nesta segunda-feira, 26, o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu, pela segunda vez, estado de calamidade pública no estado do Ceará em virtude da pandemia da Covid-19. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e, apesar do anúncio, o Governo do Ceará já havia estabelecido, em abril deste ano, a situação de emergência. O Estado atingiu 270.577 casos confirmados e 9.279 mortes pela doença nesta segunda-feira, de acordo com os dados da plataforma IntegraSUS.

Em nota, a Sesa informou que: “O novo reconhecimento do estado de calamidade por parte da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil é uma resposta ao decreto estadual 33.773, de 16 de outubro de 2020, de autoria do Governo do Estado. Trata-se de uma formalidade legal para o acesso a benefícios fiscais e repasse de recursos da União no contexto da pandemia”

A situação de emergência determina um ambiente constitucional propício ao quadro, no qual facilita a execução por parte da gestão pública das ações de assistência à população, neste momento de pandemia. O Governo Federal reduz a burocracia e facilita, a estados e municípios, o acesso aos recursos da União para ações de socorro.

pab

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *