Warning: file_put_contents(): Filename cannot be empty in /home/portalarrudabastos/www/wp-load.php(2) : runtime-created function on line 1
De perdas evitáveis a berçários lotados: o cenário da Covid-19 entre gestantes no Ceará - Portal Arruda Bastos
Home > Destaque > De perdas evitáveis a berçários lotados: o cenário da Covid-19 entre gestantes no Ceará

De perdas evitáveis a berçários lotados: o cenário da Covid-19 entre gestantes no Ceará

Cuidados

“A ciência já aponta que tanto a Covid-19 pode complicar a gravidez — no sentido de maior possibilidade de abortamento, partos prematuros, eventos embólicos e complicações de pressão —, quanto que a gravidez também complica a Covid. As gestantes estão no grupo de indivíduos que, quando complicam, complicam mais rapidamente e mais gravemente”, explica Liduína Rocha.

Peron complementa que outros riscos da doença para gestantes se dão diante do volume uterino aumentado, que naturalmente já comprime o pulmão e diminui a capacidade respiratória. Ele enfatiza que, tranquilizando, não há qualquer evidência no mundo, até o momento, de transmissão da Covid-19 de mãe para filho.

“Para a criança, a gente só vai ter sequelas se tiver que interromper a gravidez precocemente, a prematuridade vai trazer suas consequências. Para a mãe, as repercussões são alteração da função pulmonar, cardíaca e renal, além de maior risco de coagulação e sangramento aumentado, pro exemplo”, cita Peron. Diante disso, os especialistas frisam a necessidade de manter as medidas sanitárias e de isolamento, garantir o acompanhamento pré-natal e realizar a imunização contra a pandemia.

Atualmente, tanto a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia quanto a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam a vacinação contra a Covid-19 em grávidas e lactantes. “O que vamos chamar a atenção, diante das vacinas já tomadas no pré-natal, é observar um intervalo entre elas”, orienta Peron. No plano de vacinação no Ceará, as pessoas com comorbidades estão na 3ª fase; entretanto, não há menção direta a gestantes.

pab

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *